Rádios de Fundamento Rádio Gaudéria FM - Rádio RS Livre

Publicidade


Paleteada / História

Paleteada
A Paleteada foi inspirada no Freio de Ouro e teve a sua primeira prova não oficial realizada no início da década de 1990, na cidade de Guaíba, Rio Grande do Sul. Com o sucesso desta e de outras provas realizadas nos anos seguintes, a ABCCC tornou-a oficial em 17 de outubro de 1994.
Atualmente a maioria das provas são realizadas no Rio Grande do Sul, mas adeptos da Paleteada estão surgindo em outros estados do Brasil, principalmente Santa Catarina e Paraná. O Campeonato Nacional de Paleteada é o evento mais importante do ano. São realizadas classificatórias em todo Brasil e a grande final ocorre na Expointer. 
  • A prova de Paleteada consiste em largar um boi do brete enquanto a dupla de competidores espera para conduzi-lo através de um percurso de 110 metros previamente definido. O trajeto conta com quatro porteiras demarcadas por fenos. A primeira tem oito metros de largura, afunilando a cada porteira que passa. A última porteira é a que imprime maior dificuldade, com três metros de largura. Vence a dupla que obtiver melhor domínio sobre o boi durante as etapas da prova.
Texto: Diogo Osorio Coelho                                                                                                                                   
Proibida reprodução total ou parcial sem citar a fonte.
Home | Contato