Rádios de Fundamento Rádio Gaudéria FM - Rádio RS Livre

Publicidade


Manual de Danças Gaúchas

Paixão Cortes e Barbosa Lessa 

Noções Sobre a formação das 
Danças Populares

    As danças estão impregnadas do verdadeiro sabor crioulo do Rio Grande do Sul, são legítimas expressões da alma gauchesca. Em todas elas está presente o espírito de fidalguia e de respeito à mulher, que sempre caracterizou o campesino rio-grandense. Todas elas dão margem a que o gaúcho extravaze sua impressionante teatralidade.
    Danças que sufoquem a teatralidade do gaúcho, ou que venham colidir com o respeito que o gaúcho nutre pela mulher, jamais poderiam ter vingado no ambiente gauchesco.
    Donde as danças gaúchas surgiram é problema secundário. O que interessa é sabermos que elas realmente animaram as festas do Rio Grande tradicional, e representaram um incentivo de alegria aos forjadores da grandeza histórica de nosso rincão.
    Estas danças são gaúchas não porque tivessem se originado inteiramente no ambiente campeiro, mas porque o gaúcho - recebendo-as de onde quer que fosse - lhes deu música, detalhes, colorido e alma nativa.

    "Nada mais universal que o folclórico; nada mais regional que o folclórico" - escreveu o musicólogo argentino Carlos Vega em um de seus magistrais trabalhos. - São universais os elementos; são regionais as combinações. Pois o que confere fisionomia regional a cada região não é tanto a matéria original como o produto de suas especiais e singulares maneiras de superposição e mescla".
    Este conceito parece sintetizar ao máximo o processo de formação das danças populares. As danças de salão são lançadas por um foco de irradiaçoo das "modas" - um foco universal - e daí ganham as capitais, as cidades, as vilas, até chegarem ao meio rural. Descem das camadas superiores - superiores do ponto de vista sociológico - até as camadas inferiores, amoldando-se, nesta longa migração, às características psicológicas e principalmente à instrumentação musical típica de cada povo.
    A música popular pode ser u'a manifestação puramente individual. A dança popular sempre será uma manifestação coletiva. Acreditamos, assim, que a formação das danças populares obedece a fatores e influências distintas daquelas que se observam na formação da música popular. Na música prepondera a criação direta do indivíduo. Na dança, a força-criadora mais potente se encontra no grupo social.
    Daí termos dito que é problema secundário o sabermos de onde nos chegaram as danças populares. Nos tempos do Brasil-Colônia elas tiveram como "foco de irradiação" a pomposa Madri. E Paris, durante séculos, subjugou-nos inteiramente às suas modas, até que os soldados norte-americanos - pisando vitoriosamente o solo europeu ao fim da II Guerra Mundial - concedessem à sua Nova York um papel de importância cultural tão relevante quanto o desempenhado pela Cidade-Luz.
    A origem das mais antigas danças populares brasileiras está escondida na Espanha dos séculos XVII e XVIII. E a origem imediata das danças gaúchas mais antigas se encontra nas velhas danças brasileiras. O Rio Grande do Sul iniciou seu processo de formação dois séculos e meio após a descoberta do Brasil; assim sendo, o Estado mais meridional da União sentiu, já em suas raízes, como principal força de influência, aquela profunda mestiçagem cultural que dois séculos de povoamento haviam elaborado no Brasil.

    A mais típica representação tradicional do Rio Grande do Sul, no campo das danças, é o velho "fandango". Chamou-se "fandango', no antigo Rio Grande, a uma série de cantigas entremeiadas de sapateado. Estas canções, bem como o ritmo - a música, enfim eram essencialmente mestiças do Brasil; já o sapateado - amoldado ao ritmo regional - se originara das antigas danças de par solto, características da romântica Espanha. Estes bailados espanhóis constituíram o primeiro "ciclo" ou "geração" coreográfica que interessa ao estudo da formação das danças populares brasileiras.
    Lançado da Côrte de Luiz XIV veio o Minueto, mais tarde, dar origem a nova geração coreográfica: as danças graves, de pares ainda independentes uns dos outros.
    Da Inglaterra surgiu a "country dance" - e esta gerou o ciclo das contradanças e quadrilhas, bailados de conjunto, sob comando, de pares absolutamente dependentes uns dos outros.
    Finalmente, a valsa veio abrir caminho para uma última geração coreográfica, que chegou até nossos dias: as danças de pares enlaçados.
    Estas gerações coreográficas chegaram a Paris, e ali se enraizaram, tangidas pelos fenômenos mais complexos, tais como a Descoberta da América, o Século do Rei-Sol, a Revolução Francesa e a derrota de Napoleão. A vida social, em Paris, sofria a influência de tais fatos, e espalhava, por todo o círculo de preponderância da cultura ocidental, novas idéias, novas técnicas, novas "modas", novas danças.
    O Rio Grande do Sul - dentro da órbita de influência da "Capital do Mundo' - necessariamente acusou em suas danças essa ascendência parisiense.
    Uma página do tradicionalista Cezimbra Jacques, escrita em fins do século passado, resume - com referência ao Rio Grande do Sul - tudo o que poderíamos dizer sobre o processo de formação das danças gaúchas. Eis o tópico essencial: "Entre as altas classes, o fandango, que até pelos anos de 1839 e 1840 ainda era muito usado, foi sendo substituído pelas danças vindas da Europa, como o ril, a gavota, o sorongo, o montenegro, a valsa, e mais tarde as polcas, os chotes, as contradanças, as mazurcas, e finalmente as lindas havaneiras, expressão musical do langor e dos requebros".
    Cezimbra Jacques fala-nos dessas danças somente no que se refere às altas classes, talvez porque julgasse desnecessário frizar que as outras camadas sociais - num fenômeno de imitação das "modas", que pode ser aquilatado em qualquer época - limitavam-se a receber, das altas classes, tais danças, desde que se observasse, nesse meio superior, uma geral aceitação durante um período de tempo mais ou menos longo.



 Texto publicado em "Manual de Danças Gaúchas
de J. C. Paixão Côrtes Luís Carlos Barbosa Lessa.

Leia também:
AS VESTES DO "O LAÇADOR"
MONUMENTO AO LAÇADOR
EL GAÚCHO ORIENTAL

Proibida reprodução total ou parcial sem citar a fonte.
Home | Contato